Conferência pré-evento debate o Carnaval Brasileiro e faz homenagens a membros do Intercom

Ana Tereza May

O pré-evento de abertura do Intercom Nacional 2017 aconteceu no hotel Radisson no dia 3 de setembro à noite. A conferência teve início com a apresentação da professora Monica Rector, que dissertou sobre Carnaval Brasileiro: Trajetória de uma pesquisadora do brasilianismo comunicacional.

Monica é professora aposentada da UFF e UFRJ e hoje é professora emérita da University of North Carolina, em Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Em sua apresentação, a professora contou como funcionou sua pesquisa sobre o carnaval carioca e como ele é visto fora do Brasil. A mesa foi mediada pela professora Sonia Virginia Moreira e teve coordenação da professora Sonia Maria Ribeiro Jaconi.

Logo após sua fala, começou a Sessão de Homenagens, já tradicional na programação do pré-evento. Alfredo Bosi e Ecléa Bosi, da USP, foram homenageados por Isabel Amphilo, da UMESP. Ecléa faleceu em julho deste ano, por isso Alfredo não esteve presente. Outro homenageado foi o empresário Eduardo Ribeiro, da Mega Brasil, que falou sobre a importância de analisar a produção jornalística no Brasil.

O mexicano, Javier Esteinou, U.M. Xochimilco, também não esteve presente, apesar de estar na lista de pesquisadores que receberiam homenagens. Quem fez a fala em sua referência foram as professoras Margarida Maria Krohling Kunsch e Sonia Regina, ambas da USP.

A saudação foi feita pela professora Anamaria Fadul (USP), e mediada pelo professor Giovandro Marcus Ferreira, UFBA. Toda a homenagem foi coordenada pelo professor José Marques de Melo.

Para ver outras fotos do evento, clique aqui!

Um comentário em “Conferência pré-evento debate o Carnaval Brasileiro e faz homenagens a membros do Intercom

Deixe uma resposta