Arquitetura e Urbanismo da UP comemora 15 anos com evento

Criado em 2000, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo está completando 15 anos. Para celebrar essa data, foram planejados três dias de comemoração para presentear os principais envolvidos no processo: os próprios alunos. Na sexta-feira (28), houve a abertura de uma exposição no bloco da pós-graduação em que os melhores trabalhos dos alunos e TCC’s estavam dispostos para o público. Em seguida, os presentes foram até o Pequeno Auditório do Teatro Positivo e acompanharam a fala de importantes nomes da universidade.

Para começar, o reitor da Universidade Positivo José Pio Martins discursou sobre a importância do curso estar completando 15 anos e falou que o momento deve ser de reflexão. Em seguida, o Diretor do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais da UP Manoel Knopfholz. Por último, Maria da Graça Santos, coordenadora do curso, agradeceu a todos aqueles que de alguma maneira ajudaram na organização do evento e fez uma breve fala sobre três elementos essenciais na arquitetura: o traço, a casa e a cidade.

Para encerrar a primeira noite de comemoração, a arquiteta e professora da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Zaida Muxí, subiu ao palco e fez relações entre o espaço público e privado e falou sobre a responsabilidade social da profissão. Ao fim da palestra, Zaida fez uma sessão de autógrafos de seu novo livro, “Arquitetura e Política”. A programação se estendeu pelo final de semana e contou com palestras e oficinas. No sábado aconteceram oficinas de desenho, croquis e uma intitulada “Arquiteto por 4 horas”, em que os alunos puderam vivenciar a profissão. No final da tarde, em uma mesa redonda, foram debatidos os desafios da sociedade contemporânea. Por fim, o domingo foi focado em palestras que trataram de arquitetura de paisagem com a presença dos arquitetos Manoel Coelho e Anna Julia Dietzsch.

Reportagem: Núcleo de Produção Jornalística e Institucional (NPJI)

Um comentário em “Arquitetura e Urbanismo da UP comemora 15 anos com evento

Fechado para comentários.