Uma galáxia muito distante invade Curitiba neste sábado

A 10ª edição da JEDICON PR, evento gratuito que reúne os fãs da saga Star Wars, acontece neste sábado (14), em Curitiba

Personagens de outra galáxia, sabres de luz e diversas atrações para crianças e adultos invadem a capital paranaense no sábado (10). O Museu Municipal de Arte (MUMA) receberá a 10ª edição da JEDICON PR, convenção destinada aos fãs e entusiastas da saga de filmes Star Wars, e da cultura nerd e geek. Organizado pelo Conselho Jedi Paraná (CJPR), o evento irá promover 8 atrações, entre panéis, concursos cosplay e um quiz sobre a franquia de filmes. Na programação, também estão atrações musicais, com o DJ Trooper e o Grupo Multiplayers, arenas de tiro com armas de espuma de brinquedo e de “luta com sabres de luz”, além de lojistas e artistas que irão expor e vender seus produtos. O CJPR também promoverá sorteios durante o evento, que se inicia às 10h e segue até às 20h.

Concurso cosplay infantil, na JEDICON PR de 2018 (Foto: Divulgação)

Com cerca de 5 mil pessoas na última edição, realizada em 2018 no MUMA, a JEDICON deste ano terá novidades. Às 9h30, a organização do evento distribuirá ingressos para a exibição do filme Rogue One: Uma História Star Wars, no Cine Guarani (localizado no piso inferior do MUMA). A partir das 10h, será possível a interação com todas as atrações do evento. Outra novidade é uma ação social em parceria com o Lar Protetora Independente Lu Makoski, de São José dos Pinhais, para doação de ração para cachorros.

Com cerca de 50 cães, o lar é ligado ao Instituto Fica Comigo, que promove uma rede de proteção e amparo voluntário para mais de 200 animais. A cada quilo de ração doados, um cupom para o sorteio será distribuído, e o prêmio será anunciado no evento. As arrecadações acontecerão na recepção.

Participante do concurso “cospobre”, na JEDICON PR 2018, no personagem Yoda (Foto: Divulgação)

Durante todo o sábado, estarão disponíveis diversas atrações ao público, para todas as idades e de forma gratuita. Oficinas de origami, stand de tiro com armas de brinquedo (mais conhecidas por NERFs) e a Jedi Arena (arena de duelo) são as principais atividades propostas para o público, além a presença de lojistas, food trucks e artistas. Também acontecerá o tradicional concurso cosplay, onde os fãs da saga se caracterizam como os personagens. Os concursos estão distribuídos na categoria infantil (até 15 anos), cospobre (aqueles que fazem fantasias a partir da criatividade e diversão, sem o propósito estético da caracterização) e adulto (a partir de 16 anos).

Para animar o dia, a Jedicon conta com a presença do DJ Trooper, que fará a musicalização ao vivo, caracterizado como Stormtrooper. Ao final do evento, o Grupo Multiplayers (orquestra) apresentará, também ao vivo, obras de Star Wars.

Edição 2018 da JEDICON PR (Foto: Divulgação)

Conselho Jedi Paraná

O Conselho Jedi Paraná é o fã-clube oficial da franquia Star Wars no Paraná, e foi fundado em março de 2000 por um grupo de amigos apaixonados pela saga. Em 2005, ocorreu a primeira JEDICON PR, que reuniu cerca de 200 pessoas na Cinemateca de Curitiba. Em 2018, a JEDICON PR aconteceu no Museu Municipal de Arte e teve um público de aproximadamente 5 mil pessoas. Promove encontros, debates e ações sociais, o CJPR possui 4 bases avançadas do fã clube em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa.

No Brasil, existem 18 outros Conselhos Jedi, cada um em um estado. São certificados oficialmente como fã-clubes de Star Wars pela atual empresa gestora da franquia, a Disney.

Concurso cosplay adulto na JEDICON PR 2018 (Foto: Divulgação)

Serviço:

Evento: JEDICON PR 2019
Data: Sábado, 14 de dezembro de 2019, das 10h às 20h
Local: MUMA – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430 (Terminal do Portão)
Entrada Gratuita

 

Programação:

Cine Guarani
10h30 – 12h45 | Exibição gratuita de Rogue One: Uma História Star Wars (legendado);
Distribuição dos ingressos por ordem de chegada a partir das 09h30 1h antes do início do filme.
13h – Painel | Desvendando os efeitos especiais de Star Wars (Escola Revolution).

Auditório Antônio Kraide
14h – Concurso de Cosplay Infantil (com premiação);
15h – Quiz Star Wars (com premiação);
16h – Painel | E se tivéssemos que refazer Star Wars? (Vebis Júnior);
17h – Concurso de Cospobre (com premiação);
18h – Painel | O Fim da Saga Skywalker (Conselho Jedi);
19h – Concurso de Cosplay Adulto (com premiação);
Após o cosplay adulto, o evento será encerrado com uma mini orquestra ao vivo (Banda
Multiplayers).

Deixe uma resposta