Estudantes aplicam pesquisa científica em escolas da Lapa

15 alunos e dois professores aplicaram questionários relacionados à temática ambiental e  ao consumo de mídia em escolas municipais e estaduais da Lapa

Na terça-feira (29), alunos do 1°, 2° e 3° ano do curso de Jornalismo da Universidade Positivo e os professores Hendryo André e Gustavo Panacioni foram até o município da Lapa aplicar questionários da pesquisa científica realizada no projeto de Educomunicação com a Mata do Uru. O questionário foi aplicado com alunos de 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em 15 escolas municipais e estaduais da cidade, com o intuito de entender qual a relação dos alunos com a mídia, com o meio ambiente, com o meio em que vivem e traçar um perfil de cada um. 

“As respostas vão nos ajudar a enxergar características de alguns fatores principais na vida dos jovens do município”, disse o professor Gustavo Panacioni. A pesquisa vai auxiliar o processo de elaboração das propostas de oficinas. “Os resultados também nos auxiliam a desenvolver as oficinas de educomunicação que vamos aplicar em dois colégios que serão selecionados posteriormente”, completou Panacioni.

Professor Gustavo Panacioni aplicando a pesquisa em escola municipal (Foto: Lívia Mie/RedeTeia.com)

Após a aplicação dos questionários, a próxima fase é reunir as respostas e tabular os dados obtidos. Antes mesmo desse processo começar já foi percebido alguns padrões. “Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, que esperávamos aparecer com muito mais frequência nas respostas, parecem não fazer parte de forma tão expressiva dos estudantes. O principal uso da internet e forma de consumo de informações percebidos até aqui tem ligação quase que unânime com o YouTube. Outro dado que parece sobressair desde já também é o alto consumo de jogos como Fortnite e Free Fire, que não só estabelecem um momento de entretenimento como também um mecanismo de interação com outros jogadores durante o tempo em jogo”, acrescentou o professor.

Ao todo foram mais de 300 questionários aplicados por uma equipe de 15 alunos, divididos em quatro grupos, que cobriram diferentes colégios em turnos alternados. Os questionários foram aplicados de forma individual, e, para aplicação, cerca de cinco alunos de cada turma e ano diferentes participaram. 

“Eu acredito que os resultados serão positivos, com base neles nós vamos poder extrair diferentes informações de diversas pessoas. A partir das respostas deles nós vamos poder usufruir de um bem maior em prol da comunicação, incentivando as crianças para que elas possam buscar pelo seus sonhos e por um futuro melhor, conscientes de que elas devem preservar o meio ambiente”, conta Caroline Giotti, uma das alunas que participaram da aplicação da pesquisa.

Aplicação da pesquisa no Colégio Estadual General Carneiro (Foto: Lucas Basílio/RedeTeia.com)

O projeto “Leitura Crítica e Criativa da Realidade: oficinas de educomunicação para a conscientização sobre a importância da RPPN Uru” tem por objetivo realizar oficinas de educomunicação com os alunos da rede pública, promovendo a educação ambiental, tanto da Mata do Uru, quanto da Lapa. Como resultado, a iniciativa prevê a produção de materiais audiovisuais que serão produzidos pelos estudantes e lançados na Lapa e em Curitiba. A iniciativa é uma pesquisa de extensão financiada pelo Centro de Pesquisa da Universidade Positivo.

 

Deixe uma resposta