Banda Sinfônica do CEP completa 60 anos com concerto no Guairinha

O grupo musical se apresentou no Auditório Salvador Ferrante e apresentou um concerto em homenagem aos 60 anos da banda

    

A Banda Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná (CEP) completa 60 anos. Em comemoração a esta data, na quinta-feira (13), o espetáculo “Paraná em concerto” foi apresentado no Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha. O evento contou com a presença de artistas paranaenses como Rosy Greca, Sérgio Deslandes, Grupo Fato e Daniel Faria, além do coral Cantateca e alunos solistas em diversos instrumentos, como trompete, trombone, piano, bateria, canto e outros.

Com ensaios distribuídos de terça-feira até sábado, a Banda do CEP atende alunos e a comunidade de forma gratuita. Desde o início do ano, o grupo estuda o repertório específico para esse evento, além de outras peças já planejadas em outras apresentações. Em seu histórico musical, repertórios de rock internacional, trilhas sonoras de filmes e outras obras já foram executadas. Neste ano, o foco é o nacional, em especial a música regional, foco do “Paraná em concerto”.

Da esquerda para a direita: Michel Pádua, Daniel Fabro, Ricardo Trojan de Almeida e Ricardo Silva, solistas em “Sax-Chôro” (Foto: Giovana Lucas/Rede Teia)

O concerto durou cerca de duas horas, composto por dezesseis músicas que variaram do choro, rock e MPB até o erudito. Daniel Fabro, de 18 anos, foi um dos alunos solistas em “Sax-Chôro”, música composta para quarteto de saxofones e banda sinfônica. “Entre ser solista e tocar em meio a banda, a única diferença é que você fica em evidência na hora da apresentação, considerando que o nível atual dos arranjos da banda exploram bastante todos os integrantes (principalmente por conta da dificuldade)”, contou Fabro sobre a experiência como solista.

“Uma experiência emocionante. Fiquei muito agradecido pelo convite, achei todo o trabalho e a preparação do maestro Alessandro excelente. A convivência só é possível pacificamente pela música, por isso eu acho importante que continuem investindo neste tipo de ação”, conta Rosy Greca, artista e produtora cultural, que, ao longo de 30 anos atuou nas áreas da música, do teatro e da literatura infantil. No concerto, foram apresentadas as obras “A Turma do Barulhinho”, do espetáculo “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, e “Francisca”, ambas compostas por Rosy. Em “Francisca”, a própria compositora tomou o palco e cantou em conjunto com a banda.

Sérgio Deslandes, doutor em música, violonista, compositor e regente, também esteve presente. “Para nós compositores curitibanos é muito importante ver o nosso trabalho sendo reconhecido. É uma banda histórica de um colégio que tem uma história fantástica na área da educação, da cultura e que estimula todas as artes. É uma alegria e uma honra participar desta grande festa”, disse Deslandes. Assim como Rosy, o compositor teve duas músicas interpretadas no concerto: “Quinha” e “Menino”.

Mais eventos com a presença da Banda Sinfônica estão programados durante o ano, dentre ele o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro. Mais informações serão divulgadas no site e página no Facebook do Colégio Estadual do Paraná.

Banda Sinfônica Bento Mossurunga

A partir da iniciativa de estudantes do Grêmio Estudantil, foram organizadas atividades festivas para arrecadar fundos para a compra de instrumentos de percussão, desde então nasceu a banda sinfônica. O projeto da formação musical da escola fez uma primeira apresentação em auditório em 1959, executando músicas cívicas e populares, o grupo foi chamado de “Bandinha Rítmica do CEP”. A partir de 1985 foram adquiridos novos instrumentos de palhetas, clarinetes e saxofones. A Banda Marcial foi transformada em Banda Musical do Colégio Estadual do Paraná, recebendo a denominação “Bento Mossurunga”, em homenagem ao compositor, músico e professor do Paraná.

Deixe uma resposta