Jovem de 20 anos estreia como dramaturgo no Lala Schneider

A peça, que se passa em 11 de setembro de 2001, trata de assuntos polêmicos e dramas familiares          

Com 20 anos, Gabriel Spanamberg estreou como autor e diretor, com a peça 11. Em apresentação única, 11 foi interpretada na última quinta-feira (06), no teatro Lala Schneider.

11 é uma obra dicotômica, que conta com duas cenas simultâneas cujas histórias se entrelaçam. A peça, estrelada por Gabriel Morais, Gabriela Camargo, Petra Jamhour, Mel Maia e Lígia Parize, traz à tona questões polêmicas, como legalização de drogas, corrupção e distúrbios mentais, entre outras.

“Há muitas mensagens que eu gostaria de passar com essa peça”, diz Spanamberg, que completa: “O que eu quis mostrar é que muita coisa acontece no mundo, ao mesmo tempo, e a gente não faz ideia”. Segundo ele, as cenas estão recheadas de referências, especialmente à obra V de Vingança, clássico de 1989.

Mel Maia interpretando a Mulher, na cena WTC2. (Foto: Giovana Defreitas/Rede Teia)

Mesmo que tenha influências atemporais, a história de passa na data específica de 11 de setembro de 2001. Alguns dos assuntos tratados têm relação com acontecimentos recentes, mas, nas palavras do autor, a intenção era a de representar as “variações do universo”. Spanamberg explicou: “Eu quis o nome 11 porque 11 são dois números espelhados, assim como as cenas, e a gente tem a ideia de relações se desmoronando, assim como as torres.”

Sobre sua primeira vez como dramaturgo e diretor no teatro, Spanamberg se diz “extremamente grato”, e descreve a experiência como “bizarra”. Para ele, o teatro vai além da arte, sendo também um espaço democrático de discussão e autoconhecimento. Spanamberg adora atuar, mas prefere escrever e dirigir. “Acho incrível a sensação de criar universos.”

Apesar de ser montada em única apresentação, Spanamberg pretende colocar a peça em cartaz novamente, ainda em 2019. 11 foi a peça de abertura da Mostra Experimental de Direção, evento montado por alunos do teatro Lala Schneider, que acontece até o dia 15/06. Para mais informações, consulte a página do evento no Facebook.

Deixe uma resposta