Banda do Colégio Estadual do Paraná comemora 60 anos

Na quinta-feira (13) a Banda Sinfônica Bento Mossurunga, do Colégio Estadual do Paraná, promove um concerto em comemoração aos seus 60 anos, no Guairinha

Uma das bandas sinfônicas escolares mais antigas do Brasil, a Banda Sinfônica Bento Mossurunga, do Colégio Estadual do Paraná, completa neste ano 60 anos. Em comemoração, acontece na quinta-feira (13) o concerto “Paraná em concerto”, no Guairinha. O concerto é composto por 16 músicas, que variam do âmbito regional ao nacional.

O concerto contará com a presença de artistas renomados, como Rosy Greca, Sérgio Deslandes, Grupo Fato e outros. Integrantes da própria banda também serão solistas, nos mais variados instrumentos. Cerca de 100 pessoas estarão presentes no palco do Guairinha, sendo 60 somente alunos da própria banda. O coral infantojuvenil Cantateca, da Biblioteca Pública do Paraná, também terá participação especial no evento.

Confira a reportagem de Rhanna Sarot:

Desde o início do ano, os alunos vêm ensaiando o repertório, que este ano visa exaltar a cultura local com músicas produzidas por paranaenses, além de outras nacionais. Bento Mossurunga, que dá nome à banda, será homenageado. Maestro, regente, pianista, violinista e compositor, nasceu em Castro, no Paraná, e exerceu grande influência musical no estado e no país. O hino do Paraná foi composto por Mossurunga, assim como outros hinos.

Banda Sinfônica Bento Mossurunga
A Banda do CEP, fundada em 1959, passou por várias mudanças até se tornar sinfônica. No início, chamava-se “Bandinha Rítmica do CEP”, até transformar-se em fanfarra, e depois Banda Marcial. Somente em 2008, então nomeada Banda Musical Bento Mossurunga, transformou-se em sinfônica, graças à adição de instrumentos novos. O Maestro Alessandro Gomes rege a atual formação da banda, que possui ensaios semanais em diferentes horários, para possibilitar a maior adesão de alunos aos ensaios.


Serviço
Banda Sinfônica Bento Mossurunga apresenta “Paraná em concerto”
Gratuito
13 de junho, às 20h
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Ingressos devem ser retirados no setor de comunicação do Colégio Estadual do Paraná
Sujeito a lotação

Deixe uma resposta