Jornalismo UP tem 13 trabalhos finalistas no Intercom Sul

Com mais oito trabalhos finalistas em PP, Escola de Comunicação e Design reúne 21 finalistas na etapa regional do maior evento de comunicação da América Latina

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo tem 13 trabalhos finalistas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), evento que integram o XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Somado aos oito finalistas do curso de Publicidade e Propaganda, a Escola de Comunicação e Design da UP será representada em 21 das 59 categorias possíveis (os dois cursos não podem concorrer na modalidade Relações Públicas).

O Lona Eleições, jornal-laboratório produzido durante o período eleitoral, é um dos finalistas. Editores da publicação, os estudantes Lucas Vasconcelos e Fernanda Scholze valorizam a experiência adquirida durante a produção das quatro edições que integram o projeto. “Poder planejar um jornal pensado para um ano eleitoral e abordar esse tema em um espectro político como o atual é desafiador e, ao mesmo tempo, incrível, principalmente porque existiu uma edição factual. Sinto gratidão e reconhecimento pelo trabalho que todos nós, alunos e professores, desenvolvemos”, diz Lucas Vasconcelos. “O trabalho foi pensado desde as pautas que seriam interessantes abordar, como abordar, qual o foco de cada edição, como formar equipes, mobilizar alunos, trabalhar com apuração, agilidade”, completa Fernanda.

Resultado de um trabalho de conclusão de curso, o Alt.jor, projeto produzido pelas alunas Camila Abrão Ribas e Gabrielly Ribas, tem como objetivo explorar o jornalismo fora das redações tradicionais e mostrar os desafios das iniciativas alternativas na internet. As alunas optaram por um produto estruturado a partir de três outros: um livro impresso, um site e um aplicativo de realidade aumentada. “A ideia é entender como os projetos de jornalismo independente conseguiam se manter e produzir conteúdo de qualidade num cenário de crise para os meios de comunicação. Enviamos uma pesquisa para grande parte dos veículos listados no Mapa de Jornalismo Independente da Agência Pública e a partir dos resultados construímos o projeto”, explica Camila.

“O alt.jor foi aquele que tipo de trabalho que nos levou à exaustão, queria falar que foi fácil, mas longe disso. Em compensação é um dos projetos que mais tenho orgulho, tanto do resultado final em si, quanto da percepção de que conseguimos fazer o que, para nós, parecia impossível em certo ponto”, completa Gabrielly.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Maria Zaclis Veiga, desta a importância de se investir em eventos como o Intercom: “É uma oportunidade que a gente tem em verificar a qualidade dos materiais feitos pelas outras universidades, de concorrer com esses materiais e porque é também o maior congresso de comunicação que a gente tem no Brasil”.

Já a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Christiane Monteiro, destaca que a participação em um congresso como o da Intercom permite aos alunos expandirem o olhar sobre o mundo acadêmico: “Concorrer aos prêmios do Expocom é a oportunidade de ver nosso trabalho junto aos melhores do Sul do Brasil: sempre um orgulho”.

O Intercom Sul acontece entre os dias 20 e 22 de junho no Centro Universitário Ritter dos Reis, no campus zona sul, em Porto Alegre.

Deixe uma resposta