Do colégio público ao mundo: evento promove atividades para a comunidade

II Seminário de Mostra e Dança 2019, realizado pelo Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná acontece até o próximo dia 15, em variados locais, de forma gratuita para todo público

O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (DanCEP) promove o II Seminário e Mostra de Dança 2019, evento que ocorre até a próxima quarta-feira (15). Aberto para alunos do Colégio Estadual do Paraná e à comunidade, o seminário traz a junção da dança e outros ramos profissionais para além do artístico, como é o caso do workshop “Dança e jornalismo”, que ocorre na tarde desta quinta-feira (9).

A primeira edição do seminário foi realizada em 2018, com cerca de 10 mil pessoas, entre universitários, alunos e entusiastas de dança. O objetivo inicial do projeto era promover um seminário dentro da escola pública, que, assim como as universidades e demais instituições de ensino, desenvolve uma grande demanda de conhecimento. Seguindo esse objetivo, o Colégio Estadual do Paraná foi a sede de todas as oficinas que aconteceram durante os cinco dias de evento, realizado em maio do ano passado.

Em 2019, o seminário conta com 32 atividades que atendem diversas ramificações da dança — como a clássica, contemporânea, ballet e jazzística —, durante 8 dias. Além do caráter artístico, o evento promove workshops e palestras de forma gratuita, que buscam a formação intelectual do público para com seu corpo e sua capacidade de interação social. Uma das atividades é o bate-papo “Dança e Jornalismo”, ministrado pela jornalista e diretora do portal Dança em Pauta, Keyla Barros, que aborda a relação do jornalismo aos grupos de dança, sendo por assessoria ou outras formas de divulgação e amplificação da dança por meio da área da comunicação. “Será um bate-papo para falar da minha vivência como jornalista neste universo da dança”, resume a jornalista.

O criador do DanCEP e do Seminário e Mostra de Dança, Fernando Nascimento, contou à reportagem da Rede Teia um pouco sobre o seminário. Confira:

O DanCEP
Fundado em 2011 pelo professor de artes e atual diretor do grupo, Fernando Nascimento, o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná é composto, em média, por 500 alunos, tanto do CEP quanto da comunidade. Possui reconhecimento nacional e internacional, sendo premiado no 16º NORTE Festival de Dança Viana, realizado em Portugal no ano de 2014. No final de 2018, o grupo apresentou o espetáculo “Guido Viaro: Entre Flores e Cores” em três instituições na Argentina. “Sempre nos renovamos de acordo com o espaço”, disse o bailarino Karlos Augusto, de 18 anos, que interpreta Constantino Viaro, o filho de Guido Viaro.

Serviço
O quê:  II Seminário e Mostra de Dança 2019 – DanCEP
Quando: 5 a 15 de maio
Valor: gratuito
Programação e inscrições: site do DanCEP.

Deixe uma resposta