O preço da informação: as interferências à liberdade de imprensa no trabalho dos jornalistas investigativos

Ana Clara Faria

“O preço da informação: as interferências à liberdade de imprensa no trabalho dos jornalistas investigativos” é um livro-reportagem que reúne depoimentos de repórteres investigativos que, ao longo da carreira, já sofreram violações ao livre exercício de suas atividades profissionais. Além de relatar os episódios de intimidações sofridos pelos personagens, o livro também traz um panorama atual da liberdade de imprensa e do jornalismo investigativo em diferentes países.

A produção desse trabalho foi um desafio do começo ao fim; precisei superar meus próprios obstáculos e encarar todos os riscos da minha ideia não dar certo. Ainda assim, eu continuei investindo na pesquisa e no livro, porque sei que esse é um tema extremamente relevante (no Brasil e no mundo) e que os ataques contra a imprensa precisam, mais do que nunca, ser discutidos. É preciso resolver esse problema porque ele diz respeito, inclusive, à sociedade como um todo (já que cada violação à liberdade de imprensa é, também, uma violação ao direito dos cidadãos de terem pleno acesso à informação).

Apesar dos desafios, ver o resultado do trabalho é muito recompensador. Foi uma honra entrevistar os personagens do meu livro, que são jornalistas investigativos consagrados e com trabalhos de destaque nacional e internacional. Entrevistar essas referências na área é um prazer e, claro, um grande aprendizado. O que percebi durante o processo de produção do livro é que, apesar das diferenças geográficas, culturais e no estilo de trabalho desses jornalistas, eles carregam um sentimento em comum: o jornalismo é o que os move, o que dá a eles um propósito na vida, e o que eles acreditam que é algo pelo qual valha a pena lutar apesar de todos os obstáculos. Essa percepção da missão do jornalismo é muito inspiradora e nos motiva a encontrar (e a seguir), na vida profissional, o sentido mais profundo e verdadeiro do papel social da imprensa.

O book trailer que preparei reúne alguns trechos de depoimentos dos personagens do livro. O último comentário, ao final, é uma reflexão minha sobre o papel desses jornalistas na sociedade (e, também, sobre o meu papel ao noticiar essas violações à liberdade de imprensa).

Deixe uma resposta