A Ilha do Mel de Ponta a Ponta

A Ilha do Mel de Ponta a Ponta é uma web série  feita para o Trabalho de Conclusão de Curso de Adrian Wosniak e Jamille Maltaca.
Adrian Wosniak

A ideia surgiu a partir do gosto de viagens, tanto da Jamille Maltaca, como meu. Ela me convidou para fazer o trabalho e eu amei a ideia. Então fizemos uma pesquisa para saber qual era o lugar que realmente as pessoas gostariam de conhecer através de uma web série e o local mais escolhido, entre tantas cidades paranaense, foi a Ilha do Mel. Embarcamos na ideia, para desenvolver tivemos primeiro que conhecer a ilha e seus habitantes. Antes de qualquer gravação, primeiro nos apresentamos, conversamos, visitamos pontos que constroem os episódios e percorremos pelas trilhas atrás de histórias. Subimos morros para ter o visual mais bonito e fizemos amizades que ajudaram a contar o modo de vida na Ilha do Mel. Confira o teaser:

A ilha é dividida em 6 vilas, Encantadas, Fortaleza, Nova Brasília, Praia Grande, Farol e Ponta Oeste. Nas quatro idas que a equipe fez ao local, visitamos todos esses lugares. Cada conversa teve algo especial, seja a que nos ajudou a chegar em algum personagem, ou que nos direcionou ao caminho correto, o certo é que todas elas foram importantes. As entrevistas cumprem com a missão de mostrar a cultura e o meio ambiente na Ilha do Mel, estávamos determinados a conversar com todo mundo que era citado em cada conversa. O resultado foi aquilo que nos propomos a fazer, que era percorrer a ilha de ponta a ponta. As histórias e as pessoas nos marcaram, pois foram elas que soltaram a voz para nós. Os moradores foram quem nos ajudaram em todo trajeto, em cada situação.

Dividimos em 6 episódios, o primeiro chama-se “Guardiões da Ilha”, que são pessoas que nasceram ou moram lá pelo menos há 20 anos. Eles guardam a ilha com atenção, protegem o lugar com amor ao meio ambiente. O segundo chama-se “Atraídos pela Ilha”, que foram pessoas atraídas para morar lá, cada uma com seu motivo, tem quem foi para ter algum negócio, assim como tem quem já se aposentou e mudou-se para aquele lugar encantado. O terceiro episódio é o “Turismo”, no qual a gente explica, através do historiador João Lino, sobre como a Ilha do Mel foi habitada, como as vilas foram formadas, assim como os monumentos e obras da natureza. No quarto episódio, chamado “Direitos Básicos”, fomos entender como é o serviço da educação, saúde e segurança do local através de seus servidores. Os moradores avaliaram esses pontos e falaram o que poderia ajudar a solucionar o problema. O quinto episódio, “Cultura e Eventos”, aborda o que é cultural da Ilha do Mel, como a Festa da Tainha, como também apresenta os eventos que ocorrem durante o ano, como o Jazz na Ilha. No sexto episódio, ”Meio Ambiente e Conservação”, explicamos como é feita a coleta de lixo no local, assim como explicamos que o meio ambiente é preservado por lei e abordamos a questão do Porto que se pretende construir em Pontal do Sul. Convidamos todo mundo para acompanhar a Ilha do Mel de Ponta a Ponta, os vídeos estão disponíveis no YouTube (clique aqui e acesse). Também estamos no Instagram, @ilhadomeldepontaponta.

Chega mais!

Deixe uma resposta