Confira quem são os finalistas do Em Pauta – SUMEET 2017

No dia 29 de novembro acontecerá a primeira edição do Sumeet – Em Pauta, evento que premia as melhores produções do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Saiba quais são os finalistas vendo a lista abaixo.

1° ano

TRABALHO: A poesia da rua

EQUIPE

Milena Campos Ferreira

RESUMO

O nome “A Poesia da Rua” surgiu pela realidade que a fotografia revela para nós, e uma legenda para o próprio tema seria “Um lugar onde é para todos”. Não importa quem você é e qual a sua classe social, um dia todos paramos em algum lugar da rua, de um jeito ou de outro.

TRABALHO: Cobertura Expocom: Expo.Link

EQUIPE

Gabriel Fernandes Coelho, Luiz Felipe Vacção, Giovana Koneski, Willian Santos e Lucas Faro

RESUMO

O trabalho é uma cobertura do Expocom (maior prêmio de comunicação entre os estudantes de graduação da América Latina)  utilizando o princípio da convergência, feita por diferentes ferramentas digitais, com adaptação das informações a cada uma dessas ferramentas.

TRABALHO: Pode não ser apenas uma brincadeira

EQUIPE

Amanda Kawassaki de Oliveira e Maria Vitória Guimarães Rocha

RESUMO

A reportagem conta a história de quem já sofreu assédio sexual no ambiente de trabalho e quais foram as consequências, além de trazer dados acerca do tema.

TRABALHO: Prostituição: uma escolha

EQUIPE

Hellen Barbosa, Livia Mie, Lucas Vasconcelos e Pamela Lima

RESUMO

A reportagem é sobre prostitutas, mulheres, travestis e representantes de ONG’s. Durante todo o processo, foram realizadas entrevistas, além da visita ao Congresso de AIDS e HIV e a pontos específicos de Curitiba em que essas profissionais costumam ficar.

TRABALHO: Revista Envolvente

EQUIPE

José Renaldo Alves filho, Maria Eduarda Antunes, Milena Campos Ferreira

RESUMO

A ideia da revista é ajudar o público jovem, na faixa etária entre 18 e 22 anos, a compreender sexualidade de maneira geral. Aborda, no projeto, assuntos como dicas, área da saúde sexual, psicológica, história, relacionamentos (amizade colorida, namoro e casamento), fetiches e gênero, o que torna a revista acessível tanto para homens quanto para mulheres.

TRABALHO: VIDEOCLIPE- Nothing but a song

EQUIPE

Lívia Mie Anbai Soares, Lucas André Vasconcelos Vichinheski, Pamela Nicolle Soares de Lima

RESUMO

O objetivo é demonstrar, por meio da arte, a naturalização das diversas formas de relacionamentos, abordando dois casais homossexuais e um heterossexual, e seu amor e afeto com gestos e cenas recorrentes do cotidiano. A naturalização pode ser obtida por meio do romance sem o ato do beijo, retratando a diversidade como algo comum, sem preconceito e sem sensacionalismo.

 

2° ano

TRABALHO: Miaumigos Curitiba – Mini Doc

EQUIPE

Gabriela Macedo, Gabrielle Cordovi, José Renaldo Alves Filho, Maria Eduarda Antunes, Milena Campos Ferreira.

RESUMO

O minidocumentário apresenta entrevistas com os responsáveis pela ONG Miaumigos Curitiba e mostra as raízes da fundação desse projeto voltado aos felinos, além do envolvimento dos colaboradores com a causa.

TRABALHO: Políticos Outsiders

EQUIPE

Rodrigo Henrique Costa da Silva

RESUMO

Os chamados políticos que não se dizem políticos têm sido cada vez mais frequentes no mundo inteiro. O trabalho mostra cinco aspectos principais que caracterizam um político outsider, tendência que tem aparecido como opção nas urnas.  

TRABALHO: Reportagem Especial – Polos Gastronômicos

EQUIPE

Italo Ricardo Sestari Sasso, Natalia Basso, Caroline Carvalho, Gabriela de Lara

RESUMO

A reportagem especial traz informações sobre polos gastronômicos na cidade de Curitiba, passando pelo típico, tradicional e inovador. Além da culinária, apresenta a cultura de cada local e as principais características. As informações são fornecidas pelos próprios personagens e o repórter vive as experiências gastronômicas, propondo mais interação com o público e saindo do formato tradicional.

TRABALHO : Reportagem Especial – Refugiados Curitiba

EQUIPE

Italo Ricardo Sestari Sasso, Natalia Basso

RESUMO

Uma luta contra o preconceito, contra a guerra e a intolerância religiosa. Em março de 2017, a guerra na Síria completou 6 anos. A ONU considera o conflito como o maior desastre causado pelo homem desde a Segunda Guerra. A reportagem traz personagens que buscaram refúgio em Curitiba e mostra as dificuldades encontradas.

TRABALHO: Reportagem Especial – Teatro Musical

EQUIPE

Italo Sasso

RESUMO

A reportagem especial traz informações sobre o gênero que encanta jovens e adultos. O professor Sandro Bueno, os atores Gabriel Malo e Lívia Marinho e o produtor de elenco Vitor Cardoso contam experiências, curiosidades e dão dicas para quem pretende ingressar no mercado de teatro musical.

TRABALHO: Uma semana de Estágio-Visita na Câmara dos Deputados

EQUIPE

Ana Tereza May Pereira

RESUMO

O texto conta, em formato de diário, como foi a programação e as impressões do Estágio-Visita na Câmara dos Deputados 2017.

3º ano  

TRABALHO: Amigos do Caximba

EQUIPE

Ana Beatriz da Luz, Priscilla Fontes e João Havryluk

RESUMO

Um audiodrama que mistura ficção e realidade para contar a história de Edilaine. Ela resolveu abrir o portão de sua casa e dividir o pouco que tinha com quem muito precisava. E assim surgiu o projeto Amigos do Caximba. O espaço, construído com madeiras doadas, abriga, ensina e cuida das crianças que moram na região de ocupação do Caximba.

Trabalho: Armário 374

EQUIPE

André Luiz Slosavski, Camila Abrão Ribas, Estela Gabriela Cruz, Gabrielly Domingues, Nicole Smicelato e Patrícia Sankari

RESUMO

O Curta de 1 minuto conta a história de um garoto que, excluído por seus colegas, resolve se vingar. Diferente do Massacre de Columbine, o atirador permanece vivo e limpa suas mãos sujas de sangue ao som de “Pumped up kicks”, nada sugestivo.

TRABALHO: As percepções de mundo de um banco de praça

EQUIPE

Luís Felipe Faria da Silva

RESUMO

Perfil de um banco de praça que aprendeu muito com o que viveu. Sua história foi construída por meio de entrevistas com trabalhadores e moradores dos arredores da Praça Carlos Gomes, e conta com apuração de informações que saíram nos veículos G1 e Gazeta do Povo.

TRABALHO: Guerra quente

EQUIPE

Ana Clara Faria

RESUMO

O trabalho é uma reportagem sobre o aquecimento global, seus efeitos no presente e no futuro e como a sociedade e os governos devem agir para reduzir os danos das mudanças climáticas.

 

TRABALHO: Na Verdade

EQUIPE

Jéssica Medeiros Mariani, Gabriela Rodrigues Jacomite e Nathalie Eimi Araujo Oda

RESUMO: O canal no Youtube tem vídeos sobre mitos e verdades de alguns alimentos e bebidas. Foram analisadas notícias de meios de comunicação sobre determinados produtos, que são classificadas como verdadeira, falsa, inconclusiva e contraditória.

TRABALHO – O que houve com Rachel?

EQUIPE

Guilherme Carraro

RESUMO

Matéria literária sobre o homicídio de Rachel Genofre, encontrada em uma mochila na rodoviária de Curitiba em 2008. A matéria foi construída com conversas com a mãe da menina e com um jornalista que esteve envolvido no caso.

TRABALHO: Websérie: Vivendo da Morte

EQUIPE

Lais Tobias de Carvalho, Kamilla Deffert Falcão Brandão, Heloise Simões de Oliveira, Jamille Karolina Maltaca, Alex Igal Biega, Érica Diniz da Costa, Phaenna de Assumpção da Costa Gonçalves, Ana Clara Colemonts, Karla Mirela Brook, Maria Stefani Silva Aguiar, Alana Thais Staidel, Markus Kalebe Vieira Araujo, André Luiz Morais ,Thaiane França, Talita Brasileiro, Ana Clara Faria, Guilherme Dias, Lucas Capanema Horst, Gabriel Krambeck e Matheus dos Reis Sathler Gripp

RESUMO

Vivendo da Morte é uma websérie composta por seis episódios que relata o dia a dia de pessoas que trabalham com a morte. Em cada um dos episódios, são tratadas profissões diferentes. Os estudos cemiteriais são abordados no primeiro episódio, levantando tudo que envolve a morte. O segundo episódio acompanha a rotina de um agente funerário e demonstra as dificuldades e curiosidades de quem trabalha com essa profissão. O planejamento da morte, abordado no terceiro episódio, trata sobre plano funerário. O IML foi tema do quarto episódio da série. No penúltimo episódio, a conversa foi com quem atua dentro do cemitério, contando como é a profissão de quem trabalha construindo túmulos. E o último é sobre despedida e o trabalho de um cerimonialista em funerais.

4º ano

TRABALHO: Boas práticas em assessorias de comunicação esportiva

EQUIPE

Fernanda Cristina Umlauf Sobral da Silva e Fernando Fogaça de Sousa

RESUMO

Um guia sobre boas práticas jornalísticas em assessorias de comunicação esportiva. Apresentado em um e-book interativo, mescla textos, vídeos, áudios e gráficos que abordam as novas práticas das assessorias de comunicação e como esses métodos podem ser importantes.

TRABALHOS: Cemitério de Mulheres Vivas

EQUIPE

Elizabet Letielas Velasquez Filipe, Ana Paula Severino

RESUMO

Em Cemitério de Mulheres Vivas, contamos histórias que vão além de crimes cometidos. O livro busca entender todo contexto social da trajetória de vida de mulheres que já passaram pelo sistema penitenciário. O intuito do trabalho foi justamente entender em quais condições viviam essas mulheres e como isso acabou as levando para a vida no crime.

TRABALHO: Deslocados: uma história dos sírios refugiados em Curitiba

EQUIPE

Luis Afonso Izalberti Veiga Silva

RESUMO

Deslocados é um livro-reportagem que narra a trajetória de cinco sírios refugiados de guerra que hoje moram em Curitiba.

TRABALHO: Em nome do filho: um documentário sobre o luto de mães pela perda de filhos jovens em acidentes de trânsito.

EQUIPE

Davi Carvalho

RESUMO

Em Nome do Filho é um documentário sobre o luto materno e a morte violenta no trânsito, ensinando sobre o valor da vida. Suas histórias representam a realidade de um Brasil que perde seus jovens devido à falta de educação no trânsito e às imprudências que poderiam ser evitadas.

 

TRABALHO: FRAGMENTADAS: A prostituição sob uma ótica humanizada

EQUIPE

Camilla de Oliveira e Dayane Ferreira

RESUMO

O trabalho é um livro-reportagem sobre prostituição em Curitiba, produzido como Trabalho de Conclusão de Curso. A intenção é, antes de tudo, humanizar as personagens, mostrando que elas são mulheres como todas as outras. Nele, três trabalhadoras do sexo têm as vidas retratadas: seus (des)amores, experiências pessoais e profissionais, dramas familiares e esperanças para o futuro.

TRABALHO: Monólogos da loucura: a história oral de ex-pacientes psiquiátricos

EQUIPE

Hannah Cliton Fagundes

RESUMO

Quantas histórias você conhece de pessoas que foram internadas em instituições psiquiátricas? Agora, pelo menos algumas delas ressoam. Monólogos da loucura é um livro-reportagem que une o jornalismo e a história oral para contar a história de pessoas que foram internadas em instituições psiquiátricas.

TRABALHO: Na Fila de Espera

EQUIPE

Catherine Baggio Campos e Sarah Elisa Graçano dos Santos

RESUMO

Este trabalho tem como produto um webdocumentário sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba. O material, intitulado Na Fila de Espera, foi produzido por meio de histórias de cidadãos que frequentam e dependem do serviço ofertado pelas UPAs, com a narrativa baseada nas experiências vividas por esses personagens.

TRABALHO: Querido Melanoma – o mero estigma de sua presença

EQUIPE

Bianca Ogliari

RESUMO

“Querido Melanoma – o mero estigma de sua presença” é um livro-reportagem que conta o que é o câncer mais agressivo de pele, por meio de histórias de mulheres que conviveram e convivem com o melanoma. O gênero escolhido é jornalismo literário e, segundo a pesquisa feita para a produção do livro, Querido Melanoma é o primeiro livro-reportagem que trata sobre o assunto no Brasil.

 

TRABALHO: Slowly

EQUIPE

Thaynara Rezende de Oliveira

RESUMO

Slowly é um blog jornalístico de Slow Fashion como prática do Consumo Consciente na Moda. São sete categorias textuais – tendência, comportamento, empreendedorismo, entretenimento, listas, quem faz e iniciativas. E uma categoria em audiovisual – nos bastidores.

TRABALHO: Tratos à Bola- A cultura, o cultivo e o uso da maconha no Brasil

EQUIPE

Francisco Abilio Mateus Filho

RESUMO

Por meio de uma grande reportagem, o livro Tratos à Bola tem como premissa desconstruir e fazer um recorte da maconha no Brasil contemporâneo, abordando a erva por diversos aspectos, como o econômico, o uso recreativo e medicinal e a Lei de Drogas.

Iniciativa em Jornalismo

TRABALHO: Afronte: ao vivo e em sete cores

EQUIPE

Davi Carvalho Roteiro, Rafaela Calil, Raul Daniel e André Slosaviski

RESUMO

O Afronte é um programa ao vivo, transmitido na internet pela página da Rede Teia e levou para as pessoas online, em pleno Dia Internacional da Luta Contra Homofobia, uma demonstração de luta e resistência. O projeto é parte da semana de ações contra a homofobia e contou com a mobilização dos alunos do curso de Jornalismo unidos pela mesma causa.

 

Trabalho: Maquiagem

EQUIPE

Ítalo Sasso, Gabriela de Lara, Nathalia Basso e Talita Marchiori

RESUMO

Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil. O vídeo traz reflexão através de uma metáfora, para que as vítimas não se calem, não se escondam e denunciem. A ideia de produzir “Maquiagem” surgiu na semana em comemoração do dia das mulheres de 2017, em que diversas atividades, palestras e mesas de conversas foram realizadas pela Universidade Positivo.  

 

TRABALHO: Precisamos falar sobre ela

EQUIPE

Priscilla Fontes e Rafaella Silva

RESUMO

Uma produção multiplataforma que trata sobre o uso da maconha, tanto recreativo como medicinal. Um dos produtos é um webdocumentário.

TRABALHO: Via Palermo 42

EQUIPE

Elizabet Letielas Velaquez Filipe, Rafaela Calil Mussi Lima, Amy Bachstein Müller, Ana Paula Severino, Brayan Valêncio, Davi Carvalho, Heloísa Batistel, Kamilla Deffert Falcão Brandão, Markus Kalebe Vieira Araujo e Luana Chemin

RESUMO

O VP42 traz a proposta de produzir jornalismo e explorar narrativas multimídia, com conteúdo autônomo, produzido e pautado pelos membros da equipe, que fecham em oito estudantes de jornalismo da Universidade Positivo, todos empenhados em trabalhar com o jornalismo alternativo. Com linha editorial e deadline livres, a plataforma não tem interesses políticos ou conflitos de chefia que limitam a produção. No VP, os repórteres assumem toda a responsabilidade e fases da produção.

 

TRABALHO: Vozes de Ouro-As vozes que embalaram gerações

EQUIPE

Rodrigo Pinheiro Lima Botura

RESUMO

O programa Vozes de Ouro nasceu para resgatar a memória dos cantores que fizeram história no rádio e marcaram a história do cenário musical nacional. Com um programa transmitido ao vivo todas as segundas-feiras, pela Rádio Teia, um cantor é homenageado e toda sua história é celebrada no melhor estilo e com suas melhores produções.

Deixe uma resposta