Liberdade de expressão e censura são temas levantados em mesa no 40º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação

Nathalie Oda

O 40º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação teve início com a mesa “Comunicação, Memória e suas interfaces” com mediação de Raquel Paiva na programação do Intercom 2017. O evento aconteceu no dia 06/09 no auditório do bloco azul da Universidade Positivo, das 14h às 15h30.

A mesa contou com a presença de Prof. Dr. Antonio Fausto Neto (UFRJ), que falou sobre em que medida o cenário de dados, de oferta de tecnologias da informação apontam o problema do esquecimento, da supressão, que não se resolve de um modo fácil. Discorreu também sobre a transformação dos ambientes educacionais e profissionais no âmbito jornalístico.

Uma discussão foi levantada pela Prof. Dr. Beatriz Kushnir (Cemi/Unicamp) que leu um texto de Jaime de Freitas e comentou sobre liberdade de expressão e censura. Ela apontou a Lei do Esquecimento como uma “queima de arquivo” por parte da Comissão Nacional da Verdade, uma vez que a notícia é um serviço de utilidade pública.

Por fim, a mesa foi aberta para debate sobre os assuntos discutidos em que o público e os palestrantes levantaram a questão do deputado Jair Bolsonaro. “Nós falhamos, pois não se investiu em educação para que as pessoas soubessem o que realmente estava acontecendo”, afirmou a Prof. Dr. Kushnir sobre o regime militar.

Para ver mais fotos do Intercom, clique aqui.

Deixe uma resposta