O que faz um vereador?

De quatro em quatro anos, o Brasil para e uma nova eleição acontece. No ano de 2012 foram eleitos mais de 56 mil vereadores para ocupar o cargo em 5565 cidades do país. Mas você sabe o que faz um vereador? Confira no vídeo abaixo e entenda melhor quem é esse personagem da vida pública dos municípios e sua função.

 

 

Para que uma pessoa consiga se candidatar, ela precisa ter domicílio eleitoral na cidade em que pretende sair como candidato com um prazo de um ano antes da eleição, e precisa também estar filiada a um partido político até 7 meses antes do dia da votação. Para se candidatar a um cargo político é preciso ser maior de 18 anos, alfabetizado, nascido no Brasil e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

 

Por Câmara, o número mínimo de vereadores é de 9 pessoas, e o número máximo é de 55. Essa variação ocorre em decorrência do número de habitantes em cada cidade. Por exemplo, em um comparativo entre a menor e a maior cidade do Brasil, Serra da Saudade conta com cerca de 822 habitantes e tem apenas 9 vereadores; já São Paulo, com 12 milhões de habitantes, tem 55 vereadores. Entre uma e outra pode-se citar Curitiba, com 38 cadeiras na Câmara.

O salário dos vereadores também depende do número de habitantes da cidade. Por exemplo: em uma cidade como Curitiba ou Londrina o salário é de 15 mil reais; No Rio de Janeiro, R$ 18 mil reais. Já o horário de trabalho muda conforme a cidade, pois não existe uma regra fixa. É possível propor projetos de leis em datas e horários específicos, ou trabalhar em diferentes cargas horárias.

 

DCIM104GOPRO

                                                                 Foto por Ana Beatriz da Luz

 

De maneira geral, o vereador é a ligação entre o governo e o povo, já que ele pode ouvir o que seus eleitores desejam, propor isso na forma de projetos de leis na Câmara e aprová-los ou não. O eleitorado pode ir em algumas sessões legislativas e até mesmo conversar com seus vereadores em seus gabinetes, tendo possibilidade ainda de fazer uma denuncia ao Ministério Público caso encontre algum problema. E você, sabe o que anda fazendo o seu candidato das eleições de 2012?

Deixe uma resposta