Câmara Municipal de Curitiba renova 39% das cadeiras

tent3

Ana Justi com informações de Italo Sasso

Em 2016, os curitibanos elegeram 14 novos vereadores para a Câmara Municipal. A Casa será renovada em 39% de suas 38 cadeiras, um número menor de novatos do que os das eleições municipais de 2012. Dentro os então vereadores que se candidataram à reeleição, mas acabaram de fora, estão: Carla Pimentel (PSC), Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Tiago Gevert (PSC), Dirceu Moreira (PSL), Edson do Parolin (PSDB), Jonny Stica (PDT) e Zé Maria (SD).

Entre os partidos, o PDT  foi o que elegeu o maior número de vereadores (5 parlamentares), ficando o PSD (partido do candidato à prefeitura, Ney Leprevost) em segundo, com quatro filiados eleitos. O partido de Rafael Greca, candidato no segundo turno para prefeito, o PMN, não elegeu vereadores.

Serginho do Posto foi o vereador mais votado, recebendo 11.272 votos válidos. Em contrapartida, Zenilda Oliveira, do PRTB, foi a vereadora menos votada, contando com apenas dois eleitores. O candidato Ezequias Barros (PRP) foi o parlamentar eleito com o menor número de votos, somando 3006. Dos 1.098 candidatos a vereador, apenas 38 não receberem nenhum voto.

Com essa nova eleição, a Câmara Municipal de Curitiba passa a contar com o maior número de parlamentares mulheres: serão oito vereadoras ao total. Nas três últimas legislaturas a Casa contava com apenas três.

 

 

 

2 comentários em “Câmara Municipal de Curitiba renova 39% das cadeiras

Deixe uma resposta